Desafio Medida Certa - 90 dias

LilySlim Weight loss tickers

terça-feira, julho 05, 2011

Desafio Medida Certa - Dia 05/90

BOM DIA!!!!!
Meninas, o Desafio Medida Certa esta bombando... Anoto tudo em meu diario, o que como e o que sinto, isto esta me ajudando a me policiar quando tenho varias opcoes, assim so pego o que for melhor para mim, e nao, o que eh mais calorico...

Esse fim de semana, fiz um Curso de Introdução a Constelações Sistêmicas na Humano Center
Maravilhoso!!! Sai de la com a sensacao que havia emagrecido 10kg. Todo mundo merece um dia fazer uma Constelacao Sistemica (Familiar).



O que é constelação familiar?
Trata-se de um método de ajuda baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger. Ele se baseia no uso de representantes neutros para representar membros da família ou grupo social do cliente. Hellinger descobriu que há 3 leis (ou necessidades) que atuam na família: hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada), pertencimento (estabelecido pelo vínculo), equilíbrio(estabelecido pelo dar e tomar/receber). Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam em outros membros da mesma (muitas vezes em membros que sequer haviam nascido quando o problema aconteceu). Graças à representação, o cliente pode perceber para onde olha o seu amor e como tais leis podem ser novamente respeitadas. Então ele pode, talvez, enxergar o próximo passo que o conduza de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão que o incomoda. 

Porque o nome "Constelações"?
O nome original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, "Colocação [Representação] familiar". Porém o verbo "stellen" em alemão foi traduzido ao inglês como "constellate", ou seja, posicionar certos elementos numa configuração dada. Como o primeiro livro traduzido ao português veio do inglês, foi então traduzido como "constelações familiares". O termo "constelação" aqui nada tem a ver com estrelas, astrologia, esoterismo ou similares, mas tem sim uma conotação de uma representação onde os elementos são posicionados numa certa configuração de relações

Se vou para o Curso com três questões muito importantes, mas trabalho apenas uma, depois o que eu faço com as outras duas?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, quando trabalhamos com sistemas, observamos que poucas causas geram uma miríade de efeitos. Como diz Bert Hellinger, "todos os raios de uma roda se unem no mesmo centro".
Uma desordem fundamental gera uma sequência de perturbações em diversos aspectos da vida do indivíduo que parecem a princípio desconectados entre si, mas na verdade estão ligados e são interdependentes. Já observamos pessoas constelarem até 4 temas "diferentes" e as 4 constelações, feitas por 4 consteladores diferentes gerarem ao final a mesma imagem de solução. Sendo assim, se você escolhe um tema realmente importante, a constelação o levará a um ponto essencial para a solução. Uma vez que tal imagem é tomada seriamente pelo cliente isso produz geralmente efeitos em diversos aspectos de sua vida. Por regra sugerimos a cada cliente que aguarde algum tempo antes de constelar "outros temas", exatamente por isso. Porém se depois de algum tempo os demais temas ainda permanecerem importantes e você ainda não estiver conseguindo resolvê-los sozinho, aí sim sugerimos uma nova constelação, caso você acredite que ela poderá ajudá-lo. 

Posso colocar uma questão de saúde? 
Sim. Atente, porém que esse trabalho não é um substituto para o tratamento médico adequado. Temos tido experiências muito enriquecedoras trabalhando com esse tema.
É necessário que o cliente saiba de todas as informações relativas a seus pais, avós e bisavós?
Não. Não é necessário. Como regra, quase sempre aquilo que atua em uma família nem sempre é totalmente sabido por todos os membros dessa família. Por exemplo, é comum que relações amorosas dos pais ou avós que antecedem o casamento dos mesmos sejam pouco conhecidas pelos filhos ou netos. Sendo assim seria inútil a alguém querer saber de antemão todas as informações relevantes, mesmo porque essa pessoa não saberia exatamente que informações buscar e nem com quem da família deveria fazê-lo. Habitualmente as constelações tem a propriedade de descortinar as informações cruciais que tem relevância. Aliás esse é o maior mérito dessa abordagem. Assim sendo, para quem deseja participar, sugerimos apenas relaxar e participar sem se ocupar em levantar informações prévias. O essencial se mostra através do trabalho em si.


Sendo assim, constelei um desentendimento que possuo com minha mae. Eh incrivel o que vc ver no momento, as pessoas vao se organizando pelo que sentem e condiz com a sua realidade. Aprendi muito e cheguei na casa dos meus pais me sentindo bem melhor.


No entanto, minha mae nao se sentiu bem com a minha mudanca, e quis ficar me questionando em diversas conversas para ver se eu brigava e nao foi o que aconteceu. No momento, meu irmao estava presente e me ajudou, mamae chorou muito e eu me senti mal. Pois, aprendi que sou apenas a filha e nao posso agir como a mae dela, dizendo o que fazer e dando pitaco em sua vida. Apesar de sentir dor de cabeca desde ontem a tarde, estou melhor do que antes do curso. Quanto ao que eu e meu irmao dissemos a mamae, ela com certeza vai refletir.


Continuo firme no Desafio, sentindo cada dia mais disposicao e leveza.
Tenham todos uma otima semana.
Beijos, Ingrid Soares.

3 comentários:

Vanessa Mendes disse...

nossa deve ser muito bom fazer a constelação... pena que nunca ouvi falar sobreisto aqui na minha cidade!
interior néhh, fazer o que?!
bjus...

waldety sena disse...

Nunca tinha visto alguém falar sobre,mais deve ser muito legal mesmo ne?Que bom que esta com tudo no desafio,vamos juntas amiga que a balança vai sorrir ne?
Beijinho

Ângela disse...

Oi Ingrid..!..Então vamos juntas nesta caminhada né..!..Que bacana este curso que vc tá fazendo!Adorei teu blog..!..já vou seguir..!
me diz uma coisa,vê se vc me ajuda: como faço pra botar a reguinha de peso? Sou meio burrinha pra essas coisas..rsrs

bjs...